• Para acessar os capítulos, clique no menu abaixo e selecione o nome do livro bíblico:

  • Gênesis 19


    A destruição de Sodoma e Gomorra:

    - Ao anoitecer, vieram os 2 anjos a Sodoma e estava LÓ na porta de entrada.
    • Aqueles 2 anjos que anteriormente estiveram com Abraão e partiram em direção a Sodoma agora se encontrariam com Ló.
    - Ao vê-los, Ló se prostrou perante eles e pediu que fossem à sua casa, os chamando de senhores. Chamou-os pra passar a noite em sua casa, lavar os pés e depois prosseguirem.
    • Aqui o termo é "senhores" (plural) e não "Senhor" (com referência ao nome de DEUS). Isso significa que Ló os tratou como superiores mas não como se fossem o próprio DEUS.
    • Ló demonstrou sua hospitalidade, e o fato de já ser noite lhe fez sugerir que dormissem lá.
    - Inicialmente os anjos queriam passar a noite na rua, mas LÓ insistiu muito e os convenceu a entrar, e lhes deu um banquete.
    • Ló provavelmente já tinha em mente o que poderia ocorrer aos anjos caso ficassem na rua perante os habitantes de Sodoma. E creio que o fato dos anjos dizerem que a ideia era ficarem na rua já era o de justamente causar a situação em que pudessem julgar o comportamento daqueles homens. Toda essa situação serviria para agravar a punição e serviria de referência histórica, e por isso mesmo DEUS enviou aqueles anjos para verificar os motivos dos clamores (mesmo já sabendo tudo de antemão).
    - Antes deles se deitarem, todos os homens da cidade, dos mais novos aos mais velhos cercaram a casa. Esses homens chamaram a LÓ querendo que lhes entregasse os homens que estavam na casa, pra terem prazer com eles.
    • Em uma ação conjunta e generalizada os homens da cidade resolveram ir até a casa de Ló praticar atos libidinosos com os hóspedes, á força. Isso mostra o grau de depravação dos habitantes daquela cidade.
    - LÓ saiu da casa e fechou a porta e, diante daqueles homens os chamou de irmãos e rogou para que não fizessem mal aos seus hóspedes, oferecendo em troca suas 2 filhas virgens, par que fizessem o que quisessem com elas.
    • Ló tentou um contato direto em pé de igualdade com seus "vizinhos", chegando ao extremo de oferecer suas filhas para que os homens se satisfizessem. Um ato que pode ser visto com uma tentativa de diminuir um pouco a gravidade do ato por não envolver homossexualismo, porém ainda gravíssimo por haver estupro, e coletivo. Talvez Ló tenha prezado mais pela integridade dos anjos do que pela de suas filhas tendo em mente serem eles mensageiros de DEUS (seus representantes) e que portanto o Juízo que viria como consequência seria grandioso. De qualquer forma não podemos dizer que ele agiu bem em oferecer suas filhas, ao invés de protegê-las.
    - Eles reagiram violentamente, alegando que LÓ não tinha o direito de escolher, até por ser estrangeiro lá, e tentaram arrombar a porta. Os anjos, porém trouxeram LÓ para dentro e fecharam a porta.
    • Depois da recusa e do desdém dos sodomitas, os anjos passaram a tomar o controle da situação, de início protegendo Ló.
    - Os anjos cegaram os homens, que desistiram de arrombar a porta pelo cansaço de procurar a porta. Os anjos então mandaram LÓ sair de lá com seus familiares, pois iriam destruir a cidade, graças ao clamor que chegou a DEUS.
    • Sobrenaturalmente os anjos impediram que os sodomitas arrombassem a porta da casa, a ponto deles se retirarem de lá.
    • Os anjos anunciaram a Ló sobre a destruição de Sodoma mas dizendo a ele que comunicasse aos seus parentes, para que todos fossem resgatados antes disso.
    - LÓ foi então avisar seus familiares, mas seus genros zombaram dele.
    • Os noivos de suas filhas não acreditaram na mensagem emergencial de Ló, e por isso não fugiram com ele.
    - Ao amanhecer os anjos apressaram LÓ, dizendo pra ele sair de lá com sua mulher e suas filhas, antes que a cidade fosse destruída.
    • Com a recusa dos genros, o total de sobreviventes seria de apenas 4 pessoas,  metade dos resgatados na arca que Noé construiu (8), e ainda menos que a metade dos 10 justos necessários para que a cidade não fosse destruída.
    - E como LÓ demorava, eles tiraram ele, a mulher e as filhas de cidade, pela misericórdia de DEUS por ele.
    • É interessante notar que pela justiça de Ló os membros de sua família poderiam ser salvos da destruição. A misericórdia de DEUS por Ló se estenderia aos outros, por mais que não houvesse menção à justiça de cada um deles.
    • Apesar de tudo Ló demonstrava incerteza em cumprir o que lhe era proposto.
    - Os anjos mandaram que eles fugissem para a montanha, sem olhar pra trás ou parar nas campinas, senão pereceriam.
    • Eles deveriam fugir de Sodoma deixando pra trás tudo o que ali estava, o que foi simbolizado no ato de não olhar para trás.
    - LÓ mostrou gratidão pela misericórdia de DEUS, mas pediu para fugir para outra cidade, pois não conseguiria chegar à montanha. O anjo lhe concedeu  isso, dizendo que não mandaria destruição antes que ele fosse para lá, e que nem aquela cidade seria destruída. E a cidade foi chamada de Zoar.
    • Apesar de instruções claras Ló agiu mais uma vez por vista e não por fé, como quando se separou de Abrão e escolheu ir habitar em Sodoma por parecer um lugar agradável aos olhos.
    • Mesmo com a falta de fé de Ló, DEUS foi gracioso e lhe permitiu ir onde ele queria.
    E quando LÓ chegou a Zoar saiu o sol. DEUS enviou fogo e enxofre desde os céus até Sodoma e Gomorra, destruindo as pessoas e a vegetação.
    • Apesar da descrição da depravação dos sodomitas com um relato histórico, a destruição veio também a Gomorra. Isso porque as práticas eram semelhantes, como podemos ver no decorrer das Escrituras quando muitas vezes ambas cidades são geralmente mencionadas juntas e de forma negativa.
    • O Juízo de DEUS se tornaria referência mais uma vez em Sodoma e Gomorra, o que deixa claro que apesar de DEUS ter prometido não mais enviar um dilúvio sobre toda a terra dizimando os seres vivos, ELE pode soberanamente punir desde indivíduos até povos inteiros conforme Sua Vontade. A depravação daqueles povos os levou á destruição, e esse fato serviria de exemplo e alerta para muitos depois.
    - A mulher de LÓ olhou para trás, e foi convertida em uma estátua de sal.
    • A hesitação da esposa de Ló, não seguindo as instruções do anjo, trouxe sua condenação, mesmo que num contexto diferente da que foi dada aos sodomitas.
    - ABRAÃO acordou naquela madrugada e indo ao local onde tinha falado com DEUS, viu que a fumaça subia das terras de Sodoma e Gomorra como uma fornalha. DEUS manteve sua palavra a Abraão salvando LÓ da destruição.
    • Temos depois do diálogo em que DEUS prometeu que não haveria destruição caso houvesse pelo menos 10 justos na cidade, Abraão agora sabia qual era a condição de Sodoma.
    • Notamos que em nenhum momento daquela conversa Abraão convenceu DEUS a mudar de ideia e nem ao menos reconsiderar, já que mesmo com a destruição de Sodoma DEUS salvou Ló (o justo) e suas filhas. Desde o início DEUS já estava considerando a distinção de justos e injustos, e de fato aquela cidade não tinha nem 10 justos para que ela fosse salva daquela destruição.
    Os descendentes de Ló:

    - LÓ tinha medo de morar em Zoar, então subiu até a montanha, ficando com suas 2 filhas numa caverna.
    • Mesmo com a promessa do anjo de que a cidade não seria destruída, Ló ainda temia ficar no próprio local onde escolheu habitar e foi com as filhas morar em uma caverna para se esconder.
    - A primogênita então disse á filha menor que, como LÓ já estava velho e não havia outros homens para elas, que dessem vinho a ele para conservar sua descendência. Então lhe deram vinho e a primogênita foi se deitar com ele, sem que ele notasse quando chegou ou saiu. No outro dia ela contou á irmã, e falou para ela fazer o mesmo. Deram novamente vinho ao pai, e a filha mais nova repetiu o que a primogênita  havia feito.
    • Em um ato combinado, ambas filhas de Ló o embriagaram para que pudessem lhe dar descendência. Um ato de imoralidade sexual e também de incredulidade, tendo em vista que tinham um interesse comum mas em nenhum momento mencionam DEUS nesse plano, que é quem concede a vida. Eram meras maquinações humanas, sem qualquer temor ao Criador.
    • Ló foi usado por suas filhas, não tendo consciência do que se passava. Isso serve como um alerta sobre a necessidade de domínio próprio em relação às bebidas fortes, visando sempre manter a sobriedade.
    - E a primogênita deu a luz a um filho, que chamou MOABE, que era o pai dos moabitas. E a menor deu a luz a um filho, que chamou Ben-Ami, que era o pai dos seguidores de Amom.
    • Dessas relações surgiram os povos moabitas e amonitas, grandes inimigos do povo de DEUS