-
ABRAÃO partiu dali pra o Neguebe, passando por Cades e Sur, e peregrinando em Gerar. Ele disse que SARA era sua irmã, e o rei de Gerar (ABIMELEQUE) a tomou.
- Mais uma vez Abraão tentou se utilizar desse recurso, dizendo que Sara era sua irmã. Ela era sua meia-irmã, nascida do mesmo pai, porém era de fato sua esposa.
- O plano de Abraão poupou sua vida de imediato (ao menos esse era seu desejo), mas mais uma vez Sara foi levada por um outro homem.
-
DEUS
disse em sonhos a ABIMELEQUE que ele morreria, pois tomou uma mulher que tem
marido. ABIMELEQUE ainda não tinha a tocado, e perguntou se DEUS mataria uma nação justa, já que ABRAÃO lhe disse que SARA era sua irmã, e SARA
confirmou.
- Abimeleque tinha ciência da gravidade do ato de adultério, e recorreu à Justiça de DEUS, apontando para a sua inocência por ignorância dos fatos.
-
DEUS
disse que viu a sinceridade em seu coração e que o impediu de pecar, não
permitindo que ele a tocasse, e mandou que ele devolvesse SARA a ABRAÃO, porque
ABRAÃO era profeta e rogaria por ele, caso contrário ele morreria e tudo que
era dele também morreria.
- A soberania de DEUS é mais uma vez exposta claramente, quando ELE informa que o fato de Abimeleque não ter tido relação sexual com Sara foi obra DEle. Ou seja, conhecendo a inocência do rei de Gerar, DEUS impediu que isso ocorresse, pois tem tudo sob Seu controle.
- Abraão é chamado de profeta por DEUS, o que confirma as semelhanças na forma de recepção das revelações divinas por ele e os profetas que surgiriam depois (ex: Isaías, Jeremias).
-
ABIMELEQUE, ao acordar pela madrugada contou tudo aquilo aos seus servos, que
temeram muito. Então chamou ABRAÃO e perguntou o que ele havia feito para que seu
reino sofresse tamanho pecado, e que ABRAÃO não deveria ter feito aquilo.
- O rei imediatamente contou isso aos servos, o que pode ser tido como um testemunho.
- Abimeleque então questiona Abraão o porquê dele ter mentido para ele.
-
ABRAÃO disse que não via temor de DEUS ali e certamente morreria por causa da
mulher, e que na verdade SARA era sua irmã por parte de pai. Ele disse que quando DEUS mandou que ele saísse errante da casa de seu pai, pediu a SARA que ela provasse seu amor para com ele o chamando de
irmão onde quer que fossem.
- Abraão explicou então a Abimeleque seu plano com Sara, que tinha como intuito preservar sua vida. Deixou claro se tratar de algo combinado previamente quanto a qualquer lugar que fossem, mas revelou que não aquela terra não lhe inspirou confiança.
-
ABIMELEQUE então devolveu Sara e deu ainda vacas, ovelhas, servos e servas a
ABRAÃO. Disse ainda que ABRÃO poderia morar onde quisesse em sua terra.
- DEUS abençoou Abraão grandemente mesmo em uma situação inicialmente controversa.
-
ABIMELEQUE deu 1000 moedas de prata a ABRAÃO e disse que a honra de SARA estava
intacta perante todos.
- Mesmo não tendo se deitado com Sara, o rei de Gerar se preocupou em presenteá-la como compensação por toda a situação que ela passou.
-
ABRAÃO orou e ABIMELEQUE foi curado, sua mulher e suas servas, e puderam ter
filhos, pois antes foram impedidas por DEUS por causa de SARA.
- Assim como a própria Sara até então, todas as mulheres de Gerar ficaram temporariamente estéreis até que Abraão orasse por essa causa, como consequência de todo esse ocorrido. Uma prova de DEUS controla a concepção, o que vimos no capítulo anterior que as filhas de Ló simplesmente ignoraram.