• Para acessar os capítulos, clique no menu abaixo e selecione o nome do livro bíblico:

  • Gênesis 9


    A aliança de Deus com Noé:

    - DEUS abençoou Noé e seus filhos e disse que eles deveriam encher a terra.
    • Noé e sua família receberam a mesma incumbência dada antes a Adão e Eva.
    - DEUS permitiu que eles passassem a comer carne de animais, exceto que comessem a carne que estivesse com sangue, pois o sangue é a vida e DEUS requereria a vida desses animais. Animais poderiam ser mortos desde que servissem de alimento.
    • A partir deste momento a dieta dos seres humanos não era mais restrita aos vegetais, agora poderiam se alimentar da carne de animais. Esse pode ter sido o início da cadeia alimentar, gerando a luta intensa pela sobrevivência entre os animais em ambientes selvagens; ou apenas marca a inclusão do homem nela, já que não fica claro se logo depois da Queda de Adão muitos animais já passaram a ser carnívoros.
    • É dito que o sangue contem e a vida, então somente poderiam comer a carne que não o contivesse. Isso poderia ser uma medida para combater alguma espécie de violência, com a ingestão do animal ainda vivo. Deveria haver respeito à vida animal e aparentemente a morte seria inegavelmente comprovada quando o corpo já não tivesse sangue.
    - DEUS disse que o homem que matasse outro homem deveria ser morto, pois DEUS fez o homem conforme a Sua imagem.


    DEUS novamente lhes ordenou que se multiplicassem sobre a Terra.
    • Em oposição à morte combatida antes, DEUS enfatiza Seu desejo de multiplicação para a raça humana.
    DEUS estabeleceu uma aliança com NOÉ, todos os seus descendentes e até os animais, de que não haveria mais dilúvio na terra.
    • A promessa divina foi de que nunca mais ocorreria um dilúvio destruidor como aqueles que foi presenciado por eles, que acabou com todas as vidas fora da arca.
    • Esse texto deixa claro que esse dilúvio não se tratou de um evento "regional" ou "localizado", como alguns sugerem, mas de fato decretou o fim de toda a vida que havia no mundo fora da arca. O texto confirma isso porque teríamos que chamar DEUS de mentiroso caso insistíssemos com a teoria do dilúvio regional, uma vez que muitas outras regiões na História foram devastadas por grandes chuvas e alagamentos. Entendendo que a promessa de referia a uma destruição "global", sabemos que isso nunca se repetiu (e nem se repetirá).
    - DEUS colocou no céu o arco-íris como sinal dessa aliança para todas gerações.
    • A variedade das cores pode nos servir como "reforço" sobre a beleza da Criação, assim como arco "deitado" pode simbolizar a paz ou o descanso (tendo em mente que o arco usado para flechas fica "em pé" quando está em ação).
    - DEUS disse que sempre que visse o arco-íris se lembraria da aliança e não enviaria mais dilúvios para destruição dos seres vivos.
    • "Lembrar" tem o sentido de "praticar o compromisso".

    Noé pronuncia bênção e maldição:

    - A partir das descendências de SEM, CÃO e JAFÉ é que toda a terra foi povoada.
    • Antes do dilúvio ficou evidentes as distinções nas linhagens boa e má, até que a possível mistura (na interpretação mais aceita) gerasse a ira de DEUS através do dilúvio, e agora o mundo seria repovoado novamente através da descendência de um único homem (Noé), como havia ocorrido com Adão.
    - NOÉ se tornou lavrador e cultivou uma vinha.
    • Noé exerceu a mesma "profissão" que Caim, o que podemos ter como mais uma evidência de que o fato de um ímpio criar ou praticar determinada coisa, função ou ação não a torna automaticamente condenável.
    - Certa vez NOÉ se embebedou com vinho e ficou nu em sua tenda, e seu filho CÃO viu e contou aos irmãos SEM e JAFÉ.
    • Noé se excedeu na apreciação do vinho, e ficou fora de si se expondo. Pecou perdendo o domínio próprio.
    • Cão viu seu pai nu e há diferentes interpretações quanto ao que isso significa. A expressão original indica que ele "examinou" o corpo do pai, o que poderia significar um desejo homossexual ou até mesmo a consumação do ato sexual por parte de Cão se aproveitando da fragilidade de Noé. Outra possibilidade textual mais improvável de se identificar é que ele tenha se aproveitado da condição do pai para se deitar com a própria mãe (que curiosamente não sabemos como se chamava).
    • Outra possibilidade estaria resumida ao simples ato dele ver a nudez do pai, como sendo algo grave em si mesmo: Família e Nudez.
    • Para piorar, Cão decidiu contar tudo aos seus irmãos. Não houve qualquer tentativa de preservar a honra de seu pai.
    - SEM e JAFÉ tomaram uma capa e tiveram o cuidado de andar de costas até NOÉ para cobri-lo, sem olhar pra ele.
    • Diferentemente do que fez o irmão; Sem e Jafé honraram seu pai mesmo na sua fraqueza pecaminosa, de forma bastante zelosa.
    - Quando NOÉ ficou sóbrio soube o que CÃO tinha feito e disse:
    Maldito seja Canaã! Escravo de escravos será para os seus irmãos.Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem! Seja Canaã seu escravo.Amplie Deus o território de Jafé; habite ele nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo.
    • A grande questão é "Por que ele amaldiçoou Canaã e não Cão"??
      Uma possível resposta é que o autor de Gênesis enfatizou a maldição sobre Canaã (como havia feito no versículo 18) já como uma sinalização do motivo pelo qual os povos cananeus seriam depois punidos por DEUS através dos exércitos de Israel (por mais que outros povos que descenderam de Cão também viriam a ser inimigos de Israel de forma geral).
      Outra possibilidade mais remota é que Noé não amaldiçoou Cão porque DEUS havia o abençoado (vs.1), e portanto ele transferiu sua "imprecação" à descendência dele.

    • NOÉ disse que CANAÃ deveria ser servo dos servos de seus irmãos. Mais uma vez vemos gerações ímpias e gerações justas surgindo da descendência de um mesmo homem.
    • Foi da linhagem de Sem que viriam os patriarcas de Israel e posteriormente o Messias. O povo que proveio de Sem que conhecemos como "semita".

    - NOÉ viveu mais 350 anos após o dilúvio, totalizando 950 anos quando morreu.
    • A provável idade do mundo até então era de 2956 anos.