• Para acessar os capítulos, clique no menu abaixo e selecione o nome do livro bíblico:

  • Gênesis 8


    Diminuem as águas do dilúvio:

    - DEUS atentou-Se para Noé e cessou as chuvas, e fez passar um vento que aquietou as águas.
    • A aliança com Noé não foi esquecida, e DEUS honrou Sua Palavra.
    • O termo original referente ao vento é o mesmo usado para "Espírito", o que pode indicar que a cessação do dilúvio ocorreu pela ação direta e ativa do Espírito Santo.
    - A arca repousou sobre os montes de Ararate no dia 17 do 7º mês do ano.
    • Depois de 5 meses sobre as águas a arca "ancorou" nas mais altas montanhas da região hoje conhecida como Turquia, próxima ao Irã.
    - No 1º dia do 10º mês do ano começaram a aparecer os cumes dos montes.
    • Ou seja, depois de 8 meses que as chuvas haviam se iniciado.

    Noé solta um corvo e depois uma pomba:

    - Depois de 40 dias, NOÉ soltou um corvo que ia e voltava, até que a terra secou.
    • O corvo deixou de retornar quando as águas secaram, pois podia se alimentar dos restos mortais encontrados, não necessitando mais do auxílio de Noé. Isso serviu de sinal para saberem que a terra estava de fato seca.
    - Depois soltou uma pomba para ver se as águas já tinham ido da face da terra, mas a pomba voltou à arca pois ainda havia água, e ela não teve onde pousar.
    • Diferentemente do corvo que foi observado quanto ao hábito alimentar, a pomba foi observada quanto às circunstâncias que permitiam seu pouso. Isso nos mostra que Noé provavelmente possuía um grande conhecimento sobre a natureza (ou ao menos sobre esses animais).
    - 7 dias depois NOÉ tornou a enviá-la, e ela voltou com uma folha de figueira no bico, e ele soube que as águas tinham cessado da face da terra.
    • Quando a pomba retornou com alimento Noé entendeu que a vegetação já estava se desenvolvendo novamente.
    - 7 dias depois NOÉ a mandou outra vez, mas ela não retornou mais.

    Noé e sua família saem da arca:

    - No 1º dia do 1º mês dos 601 anos de vida de NOÉ, ele tirou a cobertura da arca e viu que a face da terra estava enxuta. No dia 27 do 2º mês, a terra estava totalmente seca. DEUS então mandou que NOÉ saísse da arca juntamente com sua família e todos os animais.
    • Aqui há uma distinção entre a percepção visual de Noé e a realidade da condição da Terra. DEUS somente lhe deu ordem para que saíssem da arca quase 2 meses depois. Talvez por questão de plena segurança.
    • Desde o início do dilúvio até a saída de todos navegantes da arca se passou quase 1 ano inteiro.
    - DEUS mandou que eles e todos animais se multiplicassem sobre a terra e povoassem a terra. Então todos saíram da arca.
    • A Terra deveria ser repovoada, tanto pelos humanos como pelos animais, cabendo a eles se multiplicarem para garantirem seus domínios.

    Noé levanta um altar:

    - NOÉ edificou um altar a DEUS e pegou de todo animal e ave limpos e ofereceu holocausto sobre o altar.
    • Sem qualquer prescrição registrada anteriormente (mas provavelmente recebida diretamente de DEUS por meio de revelação), Noé ofereceu um sacrifício a DEUS - uma prática que somente seria exigida posteriormente com a Lei dada a Moisés para remissão de pecados do povo, e executada tão somente pelos sacerdotes ungidos por DEUS.
    - DEUS sentiu o cheiro suave e em Seu coração disse que não amaldiçoaria a terra por causa do homem e nem destruiria os seres viventes como fez, porque a imaginação do coração do homem é má desde que ele é pequeno.
    • A oferta de Noé foi agradável a DEUS, que sonda os corações.
    • Apesar de haver apenas 8 humanos na Terra, DEUS revelou que a depravação humana não foi extinta. O que deixa claro que a natureza pecaminosa ainda persistia mesmo entre aqueles que foram salvos através da arca.
    • Pode-se dizer que através de Noé foram abençoadas todas as famílias da Terra, afinal, o Juízo de DEUS mediante o dilúvio destruidor nunca mais ocorrerá, pela Sua Graça.
    - DEUS também disse que enquanto a terra durasse, haveria tempo de semear e de colher, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. Isso não se cessaria.
    • Ao mencionar uma duração para a Terra, DEUS antecipou que haveria um fim para ela, porém até esse fim nosso mundo passaria por ciclos contínuos, o que muitos chamam de "leis naturais".