• Para acessar os capítulos, clique no menu abaixo e selecione o nome do livro bíblico:

  • Gênesis 6



    A corrupção do gênero humano:

    - Os filhos de DEUS viram que as filhas dos homens eram formosas e tomaram pra si todas as que escolheram.
    • Existem 4 teorias principais e consideradas coerentes a respeito de quem seriam os filhos de DEUS e as filhas dos homens. Para verificar, clique AQUI.
    • Considerando que a partir do capítulo 4 e no capítulo 5 são mostradas as 2 diferentes linhagens, creio que a primeira posição exposta no link seja a mais facilmente aceitável, mas creio que há também grande possibilidade quanto à segunda posição, e não vejo tanto fundamento nas duas últimas. Leiam e analisem: QUEM ERAM OS FILHOS DE DEUS EM GÊNESIS 6?
    • Outro detalhe relevante é que o termo "tomaram" pode indicar que não foi algo voluntário da parte das mulheres, o que torna o ato mais grave e digno de punição.
     - DEUS disse que Seu Espírito não agiria no homem para sempre, porque ele era só carne, e limitou sua existência a 120 anos.
    • Apesar de muitos crerem que isso se referia a uma limitação no tempo de vida de todos os humanos, na verdade se refere ao tempo decorrente em que a destruição geral viria com o dilúvio. Ou seja, dentro de 120 anos DEUS enviaria a destruição sobre todos.
    - Naquele tempo havia gigantes na terra, e depois também, quando as filhas dos homens tiveram filhos dos filhos de DEUS . Os gigantes eram os homens de fama da época, os valentes.
    • Dependendo da posição defendida quanto a quem seriam os filhos de DEUS e as filhas dos homens, a interpretação quanto a quem seriam os gigantes pode variar. Se você ainda não leu a respeito, mais uma chance aqui.. rs
    • O texto parece favorecer a interpretação de que os gigantes eram assim chamados por questão de status e não for características físicas, mas isso não nega a existência de gigantes no contexto bíblico (como por exemplo Golias).
     - DEUS viu que o ser humano era mal continuamente, a partir de (todos) seus pensamentos.
    • A depravação generalizada do ser humano era um fato incontestável, sondada por DEUS desde o coração, e que era refletida em seus atos pecaminosos.
     - DEUS resolveu destruir todos os homens e os animais, pois se irritou (arrependeu) em tê-los criado.
    • Em contraste com a aprovação divina ao término da Criação (Gênesis 1:31), DEUS desaprovou      o estado atual dos homens e dos animais. Em contraste com o ato de criação, DEUS determina a destruição desses seres.
    • O arrependimento divino é um recurso antropomórfico que revela o descontentamento de DEUS com aquela situação. Não se trata de uma mudança em relação ao que havia planejado inicialmente, mas apenas apresenta a necessidade de intervenção direta na História mediante a deturpação daquilo que antes foi considerado MUITO BOM.
     - Noé andava com DEUS , era justo e íntegro em sua geração.
    • Noé era um homem exemplar, e que assim como Enoque possuía intimidade com DEUS .
     - NOÉ gerou SEM, CÃO (ou CAM) e JAFÉ quando tinha quinhentos anos.

    DEUS anuncia o dilúvio:

    - A terra estava corrompida e cheia de violência, pois todos corrompiam seus caminhos.
    • Mais uma menção à depravação generalizada do ser humano.
    DEUS então disse a NOÉ que iria destruir toda carne sobre a terra devido à violência.
    • A violência é algo abominável para DEUS , a ponto DELE punir toda a Criação pelo mal uso de seu poder de domínio.
    DEUS mandou Noé construir uma arca de gofer com betume por dentro e por fora, 300 côvados (quase 135m) de comprimento, 50 côvados (mais de 23m) de largura e 30 côvados (mais de 13m) de altura. Na arca deveria ter uma janela, uma porta e 3 andares.
    • Especialistas indicam que as medidas definidas para a arca permitiam a manutenção das espécies dos animais e garantiam a resistência para a navegação.
     - DEUS avisou que enviaria o dilúvio para consumir toda a carne que tem espírito na terra.
    • Não há qualquer espaço para se interpretar que houve sobreviventes do dilúvio além daqueles que adentraram a arca. 
     - E DEUS prometeu uma aliança com NOÉ, para salvá-lo, além de seus filhos, sua mulher e as noras.
    • Um pequeno grupo de 8 pessoas foi escolhido para ser salvo, mediante toda a humanidade daquela época. Dentre eles há menções à justiça e integridade de Noé apenas, e pode-se entender que os demais foram privilegiados devido ao caráter dele.
    DEUS mandou NOÉ trazer um casal de cada espécie de animal para serem salvos.
    • Através da obediência ao mandato de multiplicação já anunciado (Gênesis 1:221:28), os homens e os animais repovoariam a Terra.
    DEUS mandou que NOÉ levasse toda comida possível também.
    • Até então tanto os humanos quanto os animais tinham hábitos herbívoros ou ao menos foram restringidos a tê-los. Todos na arca seguiriam esse procedimento.
     - NOÉ fez tudo conforme DEUS mandou.
    • Não houve qualquer questionamento da parte de Noé perante as instruções divinas. Ele se empenhou em cumprir tudo o que foi ordenado, certamente trabalhando muito pra isso.